Descrição
O curso tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.
Objetivo Geral
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
Mercado de Trabalho
O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.
1º MÓDULO | TOTAL |
Comunicação e Expressão | 100h |
História da Educação | 100h |
2º MÓDULO | TOTAL |
Estrutura e Funcionamento do Ensino | 100h |
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico | 100h |
3º MÓDULO | TOTAL |
Políticas Públicas da Educação Básica | 100h |
Sociologia da Educação | 100h |
4º MÓDULO | TOTAL |
Filosofia da Educação | 100h |
Psicologia da Educação | 100h |
5º MÓDULO | TOTAL |
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico | 100h |
Relações Étnicos-Raciais e Responsabilidade Social | 100h |
6º MÓDULO | TOTAL |
Introdução aos Estudos Históricos | 100h |
História Antiga | 100h |
7º MÓDULO | TOTAL |
História Medieval | 100h |
Prática de Ensino: Concepção e Organização | 100h |
8º MÓDULO | TOTAL |
História Moderna | 100h |
História Contemporânea | 100h |
9º MÓDULO | TOTAL |
História da América | 100h |
Prática de Ensino: Estratégias e Tecnologias | 100h |
10º MÓDULO | TOTAL |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 100h |
Estágio Supervisionado I – Concepção e Organização | 100h |
11º MÓDULO | TOTAL |
História do Brasil Colonial | 100h |
História do Brasil Império | 100h |
12º MÓDULO | TOTAL |
História do Brasil Republicano | 100h |
Estágio Curricular II: Práticas Pedagógica no Ensino Fundamental | 100h |
13º MÓDULO | TOTAL |
Prática de Ensino: Identidades Docentes e Seus Desafios | 100h |
História da Arte – Pré Histórica à Gótica | 100h |
14º MÓDULO | TOTAL |
História da Arte – Moderna à Contemporânea | 100h |
Estágio Curricular Supervisionado III: Práticas Pedagógicas no Ensino Médio | 100h |
15º MÓDULO | TOTAL |
Gênero, Sexualidade e Educação | 100h |
Ética e Responsabilidade Socioambiental | 100h |
16º MÓDULO | TOTAL |
Educação Especial e Inclusiva | 100h |
Estágio Curricular Supervisionado IV – Trabalho de Conclusão de Estágio | 100h |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO | 3200h |
Optativa: EMPREENDEDORISMO | 100h |
Atividades Complementares | 120h |
DCNs 3200h |
Avaliações
Não há avaliações ainda.