Descrição
O Curso de Sociologia da UniFCV procura incorporar as grandes transformações sociais por meio da formação de um professor dotado de pensamento sociológico analítico-crítico das várias formas de aprendizado e conhecimento das relações reais do mundo contemporâneo. O Curso tem comprometimento com o estudo da realidade mundial e brasileira, dos fenômenos sociais da atualidade (tema sempre atual e cada vez mais relevante), levando em consideração uma sólida formação teórica, histórica e instrumental, atendendo ao pluralismo conceitual e metodológico, em consonância com as diversas correntes do pensamento social e respectivos paradigmas da contemporaneidade. Além disso dá ênfase no estudo dos significados a que está inserido, destacando a ética, a responsabilidade social, os modelos sociais, as relações de consumo, a indústria cultural e cultura de massa, temas indispensáveis no mundo contemporâneo.
Objetivo Geral
O curso de Licenciatura em Sociologia tem por objetivo formar professores com sólidos conhecimentos a respeito da base teórica de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) e do campo educacional para atuarem como docentes do ensino de Sociologia nos Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em instituições educacionais públicas ou privadas.
Mercado de Trabalho
O mercado para Sociólogos está em ascensão. Diferentes áreas estão começando a valorizar a figura desse profissional e, com isso, dar o reconhecimento necessário a essa profissão. A principal habilidade requerida para um sociólogo é a vontade de entender e analisar a sociedade como um todo e, principalmente, a capacidade de reflexão acerca dos fenômenos que moldaram tal círculo social, por meio da significação das relações sociais ao longo do tempo. É essencial que esses profissionais estejam dispostos a estudar e também que tenham senso crítico para lidar com os desafios oriundo da diversidade de pensamento, culturas diversas, gêneros diversos, diferenças e divergências étnicas e culturais, entre outros.
Docência: A escolha mais comum para os profissionais formados em sociologia ou ciências sociais é a acadêmica. Além de dar aulas, os profissionais que escolhem o ramo da docência podem realizar pesquisas de cunho acadêmico pelas instituições.
Pesquisa: Apesar de parecer um campo restrito, existem diversas vertentes na área nas quais esses profissionais podem atuar. Pesquisas demográficas, de etnias, de gênero, de qualidade de vida, entre outras pautas costumam ser coordenadas por sociólogos. Além disso, há também a área de pesquisa de opinião e mercado, que é utilizada nas áreas de comunicação social, como publicidade e propaganda e relações públicas.
Serviço público: O serviço público, seja ele da esfera federal, estadual ou municipal, depende de análises sociológicas para tomar decisões e atitudes para o bem estar social. Entender a sociedade na qual se lidera como figura pública é essencial, e os sociólogos podem ajudar nessa missão.
Consultoria: Compreender os significados que moldam as relações sociais contemporâneas, tem se mostrado como ferramenta diferencial nas demandas empresariais, fazendo com que a atividade de consultoria seja mais uma importante área de atuação para sociólogos. Esse ramo proporciona assessoria para empresas de médio e grande porte, sinalizando melhorias no processo decisório frente às inúmeras demandas das relações sociais no ambiente de trabalho, nas relações comerciais, relações institucionais e relações internacionais, além de auxiliar a dirimir os conflitos sociais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.